quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Falta de remédio na UNICAT

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) foi fundada em 1975 com intuito de distribuir remédios caros para a população. Em Natal, a unidade atende, em média, 35 mil pacientes de todos os lugares do Rio Grande do Norte. Porém, já faz alguns anos que as pessoas, que precisam da Unicat, reclamam dos atrasos na distribuição de remédios.

Nessa semana, os pacientes estão reclamando que não conseguem receber os remédios por não estarem no estoque da unidade. Entre eles está Marcos Freitas, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Amigos de Mossoró e Região (Arcam).

Segundo Marcos, ele precisa tomar um remédio chamado Ciclosporina, usado para evitar rejeição de órgãos transplantados e não é vendido nas farmácias. Ele, recentemente, fez transplante de rim e se não tomá-lo, pode voltar a fazer o tratamento de hemodiálise.
Freitas disse que a falta de alguns medicamentos renais começou desde o ano de 2011 e para evitar que o tratamento seja interrompido, ele e o seu médico controlam as dosagens.
Lara Paiva/Nominuto.com
Pacientes reclamam que não conseguem receber os remédios na Unicat.
Já Claudia dos Santos, precisa do remédio chamado Mesalazina para o seu marido, que tem problemas intestinais. A ausência do medicamento pode fazer com que ele tenha hemorragias no reto. Cláudia falou que faz cinco meses que procura a Mesalazina na unidade e não recebeu algum resultado positivo.

O preço de uma caixa, que possui 6 supositórios, do medicamento pode custar R$ 28,00 nas farmácias. Além disso, o marido precisa tomar o supositório duas vezes ao dia e para evitar que a saúde dele piore, ela tem que comprar na farmácia.

“Pelo menos ainda tenho um pouco de condição para comprar o remédio e as pessoas que só vivem de um salário mínimo, como é que fica? Isso é um absurdo”, reclama Cláudia.
Professora Solange Farias depende dos remédios da Unicat.
Além desses dois remédios, também falta o Lipitor, que é para controlar o colesterol. A professora Solange Farias é uma das dependentes da Unicat que precisa desse remédio. Recentemente, ela fez uma angioplastia e precisa tomá-lo com a dosagem de 20 mg. Entretanto, a unidade só tem a caixa com 10 mg e para que ela pudesse comprar as 2 caixas de 10 mg, ela precisa voltar ao médico para pedir uma nova receita.
“Como não tem o remédio na unidade, eu preciso voltar ao médico para pedir uma nova receita e pegar outro formulário [na Unicat] para poder buscar o medicamento”, disse Solange que veio da cidade de Santa Cruz para poder buscar o Lipitor.
Falta de orçamento da SESAP
A equipe do portal Nominuto.com falou a diretora da Unicat, Telma Praxedes. Ela disse que alguns remédios como a Ciclopstina (citado nessa matéria) estão faltando porque não tem o orçamento da Secretária do Estado de Saúde Pública (SESAP) e só chegarão quando a secretária tiver acesso ao orçamento. Além da falta de orçamento, algumas indústrias farmacêuticas cancelaram a distribuição de certos remédios sem motivo aparente.
A diretora disse que para suprimir a ausência de alguns remédios, eles estão distribuindo os remédios genéricos para tentar atender a demanda da população. nominuto.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário